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29 de out. de 2020

CONTRIBUIÇÃO DA ECOLOGIA NA ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO DE ESTRADA

 Certamente há diferentes formas de como deva ser estudada a cobertura vegetal de um local por onde se deseje abrir uma estrada, ao longo de ecossistema florestal, principalmente nos trópicos.

No módulo Proteção do Meio Ambiente, no curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, no UNIPÊ, Centro Universitário de João Pessoa, apresentei esse esboço sobre “ como um ecólogo pensa que poderia ser mais  seguro para se abrir uma estrada próxima a um morro”.

A prospecção geológica do local, deve certamente anteceder qualquer modificação que seja necessária ser feita para se abrir uma estrada nessas condições aqui simuladas.

Estimulei os alunos a que observassem os seguintes pontos:
1. A existência de trecho com solo raso; ou seja, com rochas do subsolo próximas à superfície.
2. Em tal trecho o solo não tem como sustentar plantas com sistema radicular profundo, como ocorre no declive, onde, durante chuva intensa, o solo fica muito encharcado; e facilmente ocorre deslizamento, com o solo e a cobertura vegetal “escorregando morro abaixo”. Por isso a cobertura vegetal deve ser ali, do tipo herbáceo!
3. No altiplano (topo do morro), a cobertura vegetal pode ser do tipo arbóreo-arbustivo, a depender da profundidade do solo. 
4. Na parte baixa, plana, já se aproximando da margem da rodovia e na dependência da profundidade do solo e do espaço disponível, deve-se introduzir cobertura arbórea densa, cujas árvores devam ter sistema radicular profundo; que atuariam como sustentação de possível deslizamento do solo do declive. Protegendo assim, a rodovia.


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