Total de visualizações de página

3 de set. de 2021

ALARMISTA??? É MELHOR PREVENIR TOMANDO MEDIDAS. PORQUE REMEDIAR NÃO SERÁ NADA FÁCIL!!!

Video da BBC Brasil apresentando resumo do provável agravamento de extremos climáticos (secas no Brasil em evidência):

 https://youtu.be/ZnW6jvedIXQ



Neste artigo são abordados 5 tópicos fundamentais para a compreensão dos debates na COP26:

  • A conferência não produzirá um novo acordo, mas buscará reorientar os esforços globais para confrontar a crise climática em um ambiente radicalmente modificado pela pandemia;
  • Os resultados alcançados pelos países signatários do Acordo de Paris deverão servir de incentivo para novas metas de emissões;
  • A regulamentação do Artigo 6 do Acordo de Paris, que determina o funcionamento do mercado regulado de carbono, é um dos principais temas abordados;
  • O debate sobre a definição de metodologias de aferição de redução de emissões também é um item de destaque da pauta do encontro;
  • A COP26 marca a volta dos Estados Unidos como protagonista no debate sobre as mudanças climáticas.
  • COP26: o que está em pauta e o que esperar do encontro

    Quase 30 anos após a Cúpula da Terra (Rio-92), que estabeleceu a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), ou simplesmente a Convenção do Clima, o Reino Unido se prepara para sediar a 26a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU, a COP26.

    Originalmente planejada para novembro de 2020, a conferência foi adiada devido à pandemia de COVID-19 e acontecerá entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, na cidade escocesa de Glasgow.

    Em um contexto de recuperação da recessão global e da continuidade do avanço dos impactos das mudanças climáticas, cada vez mais visíveis, as expectativas em torno dos resultados da COP26 são crescentes.

    A conferência não produzirá um novo acordo. Ainda assim, espera-se que a reunião se torne um marco histórico, com o reinício e uma reorientação dos esforços globais para confrontar a crise climática em um ambiente radicalmente modificado pela pandemia.

    Metas do Acordo de Paris

    A COP26 é vista hoje como sendo o passo seguinte necessário para a completa implementação das metas definidas no Acordo de Paris – o mais importante compromisso multilateral para o clima em anos recentes. Os resultados obtidos até o momento serão avaliados em novembro, e deverão servir de incentivo para que os países tornem suas metas de redução de emissões mais ambiciosas.

    Além disso, uma dos avanços mais esperados em relação à reunião de Glasgow é uma melhor definição de metodologias de aferição de redução de emissões. Com cada país estabelecendo seu próprio método, fica difícil não somente comparar os avanços entre países, mas também confiar que os números divulgados em alguns casos sejam reais.

    Outro ponto importante esperado é a regulamentação do chamado Artigo 6 do Acordo de Paris, que aborda dois dos principais mecanismos de mercado. No artigo 6.2, é proposto o comércio entre países de créditos gerados por projetos de redução/remoção de emissões. No artigo 6.4, é proposto um mecanismo descentralizado de transação entre entidades públicas e privadas, a partir de projetos certificados e validados por um organismo supervisor. 

    Acesso para leitura completa desse artigo:

    https://blog.waycarbon.com/2021/07/cop-26-o-que-esperar-do-encontro/

    Tópicos em destaque:

    EUA de volta ao debate sobre o clima

    A origem das COPs

    Metas internas de emissões

    EUA anunciam novas metas de emissões

    Brasil perde liderança na agenda climática


Nenhum comentário: