Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
7 de mar. de 2023
ATAQUES DE TUBARÕES NAS PRAIAS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES E RECIFE
Os três ataques de tubarão que aconteceram no Grande Recife nas três últimas semanas, levantam o questionamento sobre por que os incidentes com esses animais são tão frequentes na costa de Pernambuco.
Diante do extenso litoral nordestino, por que os tubarões atacam com tanta frequência, principalmente no Grande Recife?
ALGUMAS EXPLICAÇÕES (COM FORTES INDÍCIOS DE AÇÕES ANTRÓPICAS)
1) "Os tubarões estão mais concentrados em Pernambuco devido a nossa geografia acidentada. Nós temos um canal (que os animais usam para se locomover e se alimenta) passando próximo à faixa de areia, que é a praia. Em alguns locais esses canais ficam tão próximos, que estão a apenas 50 metros de distância", esclarece o biólogo André Maia.
2) Opinião de Jader Marinho-Filho — professor titular Aposentado e pesquisador colaborador do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB): "Esse trecho da costa tem estuários, que são pontos onde rios desaguam no oceano, e também onde muitas espécies de peixes se reproduzem. Assim há uma abundância de alimento que atrai os predadores", destaca o professor. "A configuração das rochas, os recifes — que inclusive dão nome à cidade — facilitam o direcionamento dos tubarões para as praias da cidade".
Para o professor, é muito debatido também como as obras do Porto de Suape, que teve configuração bastante alterada, pode ser um dos fatores que contribuem para o aumento dos "encontros" de tubarões e pessoas. A área era um habitat de vários tubarão-cabeça-chata — um dos mais comuns no Recife — e as transformações ambientais feitas para a criação do porto podem ter causado a migração dos tubarões para o Recife.
3) Mas também existem outros fatores que explicam o problema, como a elevação do número de surfistas e banhistas no mar, a crescente pesca de arrasto de camarão – com os barcos despejando restos da pesca. As principais espécies responsáveis pelos ataques são o tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) e o cabeça-chata (Carcharhinus leucas). As duas espécies são conhecidas pela ferocidade de seus ataques e pelo grande apetite. Uma prova desse poder predatório é que já foram encontrados no estômago de tubarões capturados os mais variados objetos, como placas de carro, garrafas, sacos plásticos e mesmo latas de cerveja.
Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-ocorrem-tantos-ataques-de-tubarao-em-recife/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário