Total de visualizações de página

19 de ago. de 2023

VINDO DO EXTERIOR…AUMENTA A PROBABILIDADE DE EXECUÇÃO DE AÇÕES BRASILEIRAS AGROECOLÓGICAS QUE BENEFICIEM A HUMANIDADE

 Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/cientista-indiano-americano-propoe-agricultura-brasileira-como-modelo-global/ 

Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

DESTAQUES 

1) Por meio de juros mais baixos, o Programa ABC financia ações de recuperação de pastagens degradadas, plantio direto na palha e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), dentre outras práticas conservacionistas e que contribuem para redução das emissões de gases de efeito estufa. Somente na savana africana, segundo Lal, há 193 milhões de hectares de pastagens e 54 milhões de terras agrícolas que poderiam ser beneficiados pela moderna tecnologia agropecuária tropical brasileira, devido às similaridades dos biomas.

2) “O sucesso do programa ABC precisa ser traduzido, extrapolado e amplificado para países em desenvolvimento ao redor do mundo. O milagre do Cerrado é um exemplo do que pode ser feito na África. Acredito que os países dos Brics, juntos, podem fazer uma grande diferença”, afirmou Rattan Lai durante conferência na 78.ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), realizada em Gramado (RS).

3) Dizendo-se otimista em relação ao futuro, Lai entende que o Brasil não deve se contentar em ter uma agricultura rotulada como carbono neutro. “A meta não é zero emissão, mas emissão negativa. Acabamos de enviar um documento para os formuladores da Farm Bill dos Estados Unidos, em que defendemos o pagamento de 50 dólares por acre por ano pela adoção de tecnologias conservacionistas que sequestram carbono no solo. Se isso acontecer, espero que o Brasil siga no mesmo caminho”, enfatizou o cientista. 

4) - Pergunta: O senhor diz que o mundo precisa transformar as soluções agrícolas em soluções ambientais. No entanto, ainda tem muita gente que vê essas duas áreas em conflito, como se não fossem complementares. Como resolver isso?

- Resposta: É o que acontece, a agricultura é acusada por toda parte, seja no Brasil, seja na Índia. De alguma forma é preciso mudarmos as percepções, o mindset, a crença entre as pessoas de que a agricultura é um problema. Isso envolve comunicação, educação, para compreender que a agricultura é absolutamente importante, é a fonte da comida que todos precisamos, três vezes por dia.

Precisamos assegurar que nossa agricultura tenha um perfil de produzir mais, com menos. Menos terra, menos água, menos energia, menos emissão de gases de efeito estufa, menos poluição, menos perda de biodiversidade. E isso é possível. Se adotarmos as melhores práticas, podemos poupar áreas da natureza. De 5 bilhões de hectares dedicados à agricultura atualmente no mundo, acredito que metade pode acabar retornando à natureza, se praticarmos uma agricultura melhor. 

5) O Brasil tem uma imensa floresta amazônica protegida. Mas os pastos que foram tomados da Amazônia, e que estão degradados, é possível reflorestá-los. O crescimento de florestas secundárias pode ser uma solução, e durante o crescimento dessas florestas secundárias é possível integrar agricultura e pecuária. Há muitos mecanismos em que a agricultura pode e dever ser a solução.

P. S. DO RESPONSÁVEL POR ESTE BLOG

O Dr. Rattan Lal,  palestrante aqui destacado, é Professor da altamente conceituada Ohio University.

Em várias postagens aqui no ecologiaemfoco, enfatizei a importância de se praticar, tanto na Amazônia como no Cerrado, o sistema LPF- Lavoura-Pecuária-Floresta; que esse renomado professor deu ênfase em sua palestra.

Eis as postagens em que dei destaque:

http://ecologiaemfoco.blogspot.com/search?q=Lavoura+pecu%C3%A1ria+floresta


http://ecologiaemfoco.blogspot.com/2014/11/desenvolvimento-realmente-sustentavel.html


http://ecologiaemfoco.blogspot.com/2023/06/como-investir-os-recursos-doados-por.html


http://ecologiaemfoco.blogspot.com/2023/03/paradigma-das-teorias-de-thomas-kuhn-o.html




Nenhum comentário: