Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
21 de mar. de 2025
ÁGUA DE AQUÍFERO: MAIS UMA CIDADE A SUGAR DE RESERVA ESTRATÉGICA!
As fontes superficiais não são tratadas devidamente. E o mais "prático" é abandoná-las e sugar as águas subterrâneas!
REPRODUZIDO DE:
https://sampi.net.br/bauru/noticias/2891315/politica/2025/03/no-futuro-bauru-pode-ser-100-abastecida-por-aguas-subterraneas
DESTAQUE
1) Futuramente, Bauru poderá ser 100% abastecida pelas águas subterrâneas oriundas dos aquíferos Guarani e Bauru. Com a oferta cada vez mais escassa do Rio Batalha, a possibilidade de a captação deste manancial deixar de ser viável, em termos ambientais, econômicos e de eficiência, não é descartada pelo projeto "Soluções Integradas de Água para Cidades Resilientes" (Sacre), que estuda o município desde 2022 a fim de traçar estratégias para reduzir a vulnerabilidade das cidades e do campo frente às crises hídricas e à emergência climática.
2) Coordenador do Sacre e professor titular do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) Ricardo Hirata explica que o projeto — apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com previsão de ser concluído em 2027 — conduz diversos estudos, um dos quais para apontar as vantagens destes campos de poços em áreas onde o Aquífero Guarani é mais profundo.
3) Hirata explica que, nas áreas onde há maior concentração de poços, o nível do aquífero tem caído de três a quatro metros por ano. Além disso, na parte Oeste da cidade, coincidentemente onde estão a lagoa de captação do Batalha e a população que depende da água fornecida pelo rio, o Guarani possui apenas 40 metros de espessura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário