Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
5 de abr. de 2025
VENENO PODEROSO DE RÃ PODE SER ÚTIL NA MEDICINA
O sapo Phyllobates terribilis é considerado um dos animais mais tóxicos da Terra. Um único espécime de cinco centímetros tem veneno suficiente para matar dez pessoas em idade adulta. O povo indígena Emberá, da Colômbia, há séculos utiliza o poderoso veneno em suas zarabatanas durante a caça.
População:
Esse sapo de cor vibrante é um dos maiores das mais de 100 espécies de sapos ponta-de-flecha, medindo cerca de 2,5 centímetros de comprimento. Eles vivem em um pequeno trecho de floresta tropical na costa da Colômbia banhada pelo Pacífico. E embora a população em sua pequena área seja abundante, a espécie é internacionalmente classificada como ameaçada de extinção devido à dizimação generalizada da floresta tropical.
Utilidade na medicina:
A comunidade de pesquisa médica tem explorado possíveis usos medicinais para as toxinas do Phyllobates terribilis. Uma versão sintética de um dos compostos do veneno já foi desenvolvida e promete ser um poderoso analgésico.
APOSEMATISMO
Embora pouco usado, este termo diz respeito a uma reação importante no reino animal, que é o fato de algumas espécies realçarem cores, às vezes berrantes e brilhantes, que servem de advertência para possíveis
predadores. Alguns destes animais são extremamente venenosos como essas rãs da Amazônia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário