Total de visualizações de página

28 de mai. de 2025

A NATUREZA EM CENTRO URBANO

REPRODUZIDO DE: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/biologia/noticia/2025/05/gaviao-aprendeu-como-funciona-semaforo-para-fazer-emboscadas-para-suas-presas.ghtml
DESTAQUES: 1) O gavião-galinha é conhecido por planejar com antecedência alguns métodos de emboscada e perseguição. Para isso, o animal “estuda” os padrões de movimentos de suas presas. Desde de 1970, aves dessa espécie começaram a viver na cidade, utilizando estruturas, como telhados, janelas e vielas para caçar. E, agora, também os sinais de trânsito. 2) A estratégia notada pelo novo estudo era a seguinte: quando os carros estavam parados no sinal vermelho, o gavião ficava parado e usava os veículos parados no local como camuflagem. Assim, a sua presa, com um pássaro, não percebia a sua aproximação. O animal levantava voo apenas quando ouvia o som dos semáforos para passagem de pedestres. Ao ecoar o sinal do farol vermelho, o gavião percebia que mais carros ficavam parados, e ele teria mais veículos para usar como cobertura. 3) Pesquisadores fizeram um trabalho de campo para observar o comportamento de um gavião-galinha em um cruzamento urbano em West Orange, Nova Jersey. O ecologista comportamental Vladimir Dinets acompanhou a ave durante 12 horas desde o amanhecer, durante 18 dias úteis no inverno. O pesquisador conseguiu registrar 6 tentativas de ataque durante a caça. 4) Para facilitar a visualização, Dinets numerou as casas que faziam parte da sua área de estudo. Ele notou que os moradores deixavam migalhas de pão perto da casa número 2. Isso atraia muitos pardais, pombos e estorninho — algo ótimo para a estratégia de caça do gavião. 5) Todas as tentativas de ataque da ave, sem exceção, aconteceram quando tocavam os sinais sonoros da passagem de pedestres — algo pouquíssimo improvável de acontecer por acaso, segundo o pesquisador. Atrelado a isso, nos dias com pouco trânsito como nos finais de semana, o gavião não foi avistado caçando. Ou seja, dá para dizer que o comportamento estratégico da ave está, sim, atrelado ao trânsito e ao som do semáforo.

Nenhum comentário: