Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
18 de dez. de 2025
A TRAGÉDIA DA REPRESA DE MARIANA TENDO CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS SEM LIMITES!!!
INICIALMENTE, RELEMBRANDO O "DESASTRE AMBIENTAL":
http://ecologiaemfoco.blogspot.com/2015/11/tragedia-em-minas-gerais-acidente.html
OUTRAS POSTAGENS SOBRE MARIANA EXISTEM NESTE ecologiaemfoco (é só colocar a palavra Mariana, na busca).
REPRODUZIDO DE:
https://clickpetroleoegas.com.br/pesquisa-analisa-banana-mandioca-e-cacau-e-encontra-altas-concentracoes-de-chumbo-cadmio-e-cobre-em-solo-atingido-por-rejeitos-da-barragem-de-fundao-em-mariana-mg-gls/
DESTAQUES:
1) Pesquisa em Linhares (ES) detectou metais potencialmente tóxicos em banana, mandioca e cacau cultivados em solo afetado pela lama de 2015. Para adultos, os índices ficaram abaixo do limiar de risco, mas para crianças o consumo de banana pode ultrapassar o patamar considerado preocupante.
2) Dez anos após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), uma nova pesquisa reacende o debate sobre segurança alimentar no estuário do rio Doce, em Linhares (ES). O estudo identificou concentrações elevadas de metais associados aos rejeitos e encontrou possível risco não cancerígeno para crianças ao consumirem bananas cultivadas em áreas impactadas.
3) O trabalho foi publicado em outubro de 2025 na revista Environmental Geochemistry and Health e avaliou banana, mandioca e cacau produzidos em solos que recebem rejeitos ricos em ferro desde 2015. As amostras foram coletadas em agosto de 2021, segundo o artigo indexado no PubMed.
A conclusão central é direta: cádmio, cromo, cobre, níquel e chumbo apareceram em níveis acima de valores de referência citados pelos autores nas partes comestíveis das culturas analisadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário