Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
21 de dez. de 2025
A FRÁGIL E BELA AVIFAUNA DA MATA ATLÂNTICA NO NORDESTE BRASILEIRO
REPRODUZIDO DE:
https://brasil.mongabay.com/2025/12/papagaios-raros-voltam-a-fragmento-de-mata-atlantica-no-ne-apos-decadas-de-silencio/
DESTAQUES:
1) Vinte papagaios-chauá foram soltos em janeiro de 2025 numa reserva particular em Alagoas; a espécie quase chegou à extinção devido ao tráfico de animais e ao desmatamento.
Alagoas tem apenas 3% de Mata Atlântica remanescente — uma área onde vivem diversas espécies endêmicas, muitas delas ameaçadas de extinção.
O projeto de reintrodução dos chauás se deve a um projeto que facilita parcerias entre cientistas e proprietários de terras particulares, de modo a criar uma rede de reservas privadas com mais de 5 mil hectares.
Entre 2010 e 2020, a Mata Atlântica perdeu uma área equivalente à do município de Natal (RN) por ano, apesar de uma lei federal de proteção do bioma.
2) Vinte papagaios-chauá novamente sobrevoaram, com suas cores vibrantes, uma reserva que abriga uma das poucas faixas intactas da Mata Atlântica no Nordeste, depois de décadas sem serem avistados. As aves de plumagem verde e vermelha estavam desaparecidas de Alagoas há várias gerações. Em janeiro de 2025, voltaram para casa.
Pesquisadores dizem que a soltura dos chauás (Amazona rhodocorytha) em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em Coruripe, no sul de Alagoas, ajudará a espécie a se recuperar e a restaurar o ecossistema na região. Alagoas tem apenas 3% de Mata Atlântica remanescente.
3)As aves, por sua vez, quase foram extintas devido à “sinergia entre a captura dos últimos espécimes pelo tráfico de animais e o desmatamento severo nas florestas remanescentes”, explica Silveira, “o que levou à falta de locais para elas fazerem seus ninhos e se alimentarem”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário