Total de visualizações de página

12 de mai de 2016

ENERGIA ALTERNATIVA: BRASIL VETA E ALEMANHA SUPERA METAS

Recorde: Alemanha cobre 95% da demanda de energia elétrica com fontes renováveis


Veto do governo brasileiro:



Matéria completa (abaixo) em:

http://canaltech.com.br/noticia/sustentabilidade/alemanha-cobre-95-da-demandade-energia-eletrica-com-fontes-renovaveis-65953/

O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.




A Alemanha, um dos países mais industrializados do mundo, mais uma vez se fez um bom exemplo e atingiu um marco histórico na geração de energia. No último domingo (8), o país supriu 95% da sua demanda por energia elétrica com fontes renováveis. O recorde foi alcançado por causa das condições meteorológicas ensolaradas e com fortes ventos. 

A demanda de 57,8 gigawatts foi suprida em 45,2% por energia solar, 36% por energia eólica, 8,9% por biomassa e 4,8% por usinas hidrelétricas. "Os preços chegaram a ser negativos por algumas horas", comenta Michael J. Coren, da Quartz, o que significa que os consumidores receberam para consumir eletricidade. 

Atualmente, a Alemanha está em curso de uma iniciativa de transição energética, pela qual o governo pretende reduzir a emissão de gases de efeito estufa de 80 a 95% e atingir a meta de 60% de uso de fontes de energias renováveis.

Depois da tragédia de Fukushima em 2011, o governo alemão decidiu acabar com as usinas termonucleares até 2022. Hoje, o país se divide com turbinas eólicas ao norte e usinas solares ao sul. Essas posturas adotadas são vistas com bons olhos por especialistas, que esperam que a Alemanha se torne um modelo para o mundo. 

Energia renovável pelo mundo

Outros países têm atingido bons níveis de uso de energias renováveis. Em 2015, a Escócia gerou mais da metade de sua energia com esse tipo de usina. O Uruguai atinge os 95%, enquanto grande parte da Áustria já alcançou 100%. 

Nenhum comentário: