Total de visualizações de página

10 de dez. de 2019

DOENÇA FÚNGICA AMEAÇA EXTINGUIR MORCEGOS NOS ESTADOS UNIDOS

Reproduzido do USGS (United States Geological Survey)

Na foto: um morcego amarelo?! Claro que não! É um indivíduo coberto por grãos de pólen!

Infelizmente, a síndrome do nariz branco (em inglês WNS= White Nose Syndrome), uma doença fúngica fatal de morcegos hibernantes, matou mais de seis milhões de morcegos desde 2006, e pode muito bem levar à extinção de certas espécies de morcegos. Morcegos também são suscetíveis a serem mortos ou feridos por turbinas eólicas.

"As pessoas muitas vezes perguntam por que devemos nos preocupar com morcegos, e as evidências sugerem fortemente que os morcegos estão nos poupando muito dinheiro devorando insetos que comem ou danificam nossas culturas", disse Paul Cryan, um ecólogo especialista em  morcegos, do USGS, Serviço Geológico dos EUA. "É obviamente benéfico que morcegos insetívoros estejam patrulhando os céus à noite acima de nossos campos e florestas, e esses morcegos merecem ajuda."

Ao contrário do temido morcego vampiro tipicamente associado ao Halloween, morcegos comedores de insetos realizam serviços valiosos para os seres humanos. Pesquisa feita por Cryan e seus colegas mostra que morcegos comedores de insetos, através de seus serviços gratuitos de controle de pragas, economizam bilhões de dólares na indústria agrícola a cada ano. Um único morcego marrom pequeno, que tem um corpo não maior do que o polegar de um ser humano adulto, pode comer de quatro a oito gramas (o peso de cerca de uma uva ou duas) de insetos a cada noite.

As populações de morcegos dos EUA vêm diminuindo a um ritmo alarmante desde a descoberta da WNS em 2006 no estado de Nova York. Até à data, a doença foi encontrada em 33 estados e sete províncias canadenses e já matou mais de seis milhões de morcegos. O Nordeste, onde o declínio da população de morcegos ultrapassou 80%, é a região mais afetada nos EUA.

Em março de 2016, cientistas do USGS confirmaram a WNS em um morcego do estado de Washington, a cerca de 1.300 milhas da detecção mais ocidental, em Nebraska. O fungo que causa WNS foi posteriormente encontrado em outros morcegos de Washington e em guano de morcego, ou fezes.

A foto acima mostra um morcego marrom, em hibernação, com o nariz infectado pelo fungo (Pseudogymnoascus destructans).

Mais informações, na reportagem original, em
https://www.usgs.gov/news/trick-or-treat-frightening-threats-bats-0

Nenhum comentário: