Total de visualizações de página

7 de dez. de 2019

MAIS CALOR E MAIS POLUIÇÃO GERAM MENOS OXIGÊNIO NOS OCEANOS

Reproduzido de BBC News

Climate change: Oceans running out of oxygen as temperatures rise https://www.bbc.co.uk/news/science-environment-50690995

Destaques:

Essa é a conclusão do maior estudo deste tipo, realizado pelo grupo de conservação IUCN.
Enquanto o escoamento de nutrientes tem sido conhecido há décadas, os pesquisadores dizem que a mudança climática está tornando a falta de oxigênio pior.
Cerca de 700 locais oceânicos estão agora sofrendo de baixo oxigênio, em comparação com 45 na década de 1960.
Pesquisadores dizem que o esgotamento está ameaçando espécies, incluindo atum, marlim e tubarões.
A ameaça aos oceanos do “run-off” (escorrimento)  de nutriente, dos produtos químicos tais como o nitrogênio e o fósforo das explorações agrícolas e da indústria tem sido conhecida por muito tempo por impactar os níveis de oxigênio nas águas do mar e ainda permanece o fator preliminar, especial mais perto das costas.
No entanto, nos últimos anos, a ameaça das alterações climáticas aumentou.
À medida que mais dióxido de carbono é liberado aumentando o efeito estufa, grande parte do calor é absorvido pelos oceanos. Por sua vez, esta água mais quente pode conter menos oxigênio. Os cientistas estimam que entre 1960 e 2010, a quantidade de gás dissolvido nos oceanos diminuiu em 2%. Isso pode não parecer muito, pois é uma média global, mas em alguns locais tropicais a perda pode variar até 40%.
Mesmo pequenas mudanças podem afetar a vida marinha de forma significativa. Assim, as águas com menos oxigênio favorecem espécies como águas-vivas, mas não tão boas para espécies maiores e de natação rápida, como o atum.

[…]

Nenhum comentário: