Total de visualizações de página

29 de nov. de 2019

QUEIMADAS DE FLORESTAS, EM GERAL, CONTRIBUEM PARA O DERRETIMENTO DE GELEIRAS

Reproduzido da BBC - News




Equipe de pesquisa da Universidade do Rio de Janeiro encontrou evidências de que neve e gelo estavam sendo escurecidos pela queima de florestas e de combustíveis fósseis, acelerando a taxa de derretimento, ameaçando suprimentos de água e consequentemente, de alimentos.
O derretimento das geleiras tropicais fornece água para milhões de pessoas na região.
Os cientistas modelaram o movimento e o efeito das partículas de fumaça dos incêndios nas geleiras andinas e verificaram suas conclusões contra imagens de satélite.
E dizem que o impacto será sentido em todo o continente.
O Dr. Newton de Magalhães Neto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, da equipe de pesquisa, disse: “Desmatamento e incêndios na Amazônia - eventos que ocorrem principalmente na Bolívia, Peru e Brasil - não podem ser considerados uma questão regional”.

O Dr. Newton de Magalhães Neto disse: “Uma vez depositado na geleira, o carbono negro escurece a superfície do gelo, o que reduz sua capacidade de refletir a radiação solar - ou a luz solar”.
Essa superfície escurecida absorve então mais da energia do sol, que amplifica o derretimento.
Embora os resultados foram significativos, os pesquisadores disseram que não os viram como uma grande surpresa: o mesmo processo tem sido visto em outras partes do mundo.
“A Groenlândia recebe grandes quantidades de carbono negro provenientes da queima de combustíveis fósseis da América do Norte e das indústrias europeias”, disse o Dr. Newton de Magalhães Neto. E o carbono negro da queima de combustíveis fósseis e biomassa em todo o hemisfério norte acelerou o derretimento das geleiras no Ártico.

Nenhum comentário: