Total de visualizações de página

1 de jan. de 2020

“EL NIÑO INDIANO”: INUNDAÇÕES NO LESTE DA ÁFRICA E SECAS NO SUDESTE DA ÁSIA E NA AUSTRÁLIA


Reproduzido de

https://www.bbc.com/news/science-environment-50602971




Inundações e deslizamentos de terra na África Oriental mataram dezenas de pessoas e forçaram centenas de milhares de pessoas a sair de suas casas. Enquanto isso, a milhares de quilômetros de distância, na Austrália, um período de tempo quente e seco levou a uma onda de incêndios florestais.
Ambos os eventos climáticos têm sido associados a diferenças de temperatura mais altas do que o habitual entre os dois lados do Oceano Índico - algo que os meteorologistas se referem como o “Dipole” do Oceano Índico.
O que exatamente é o dipolo e como ele funciona?

O dipolo é um fenômeno climático semelhante ao El Niño
O Dipolo do Oceano Índico - muitas vezes chamado de Niño indiano por causa de sua semelhança com seu equivalente no Pacífico - refere-se à diferença nas temperaturas da superfície do mar em partes opostas do Oceano Índico.




Temperaturas na parte oriental do oceano oscilam entre quente e frio em comparação com a parte ocidental, ciclando através de fases referidas como positivas, neutras e negativas.
A fase positiva do  dipolo deste - o mais forte por seis décadas - significa temperaturas mais quentes do mar na região ocidental do Oceano Índico, com o oposto no leste.
O resultado deste dipolo positivo excepcionalmente forte este ano foi precipitação e inundações superiores à média no leste da África e secas no sudeste da Ásia e Austrália.

“Quando ocorre um evento dipolo do Oceano Índico, a precipitação tende a se mover com as águas quentes, então você obtém mais chuvas do que o normal sobre os países da África Oriental”, disse à BBC o Dr. Andrew Turner, professor de sistemas de monções da Universidade de Reading do Reino Unido.
Por outro lado, no leste do Oceano Índico, as temperaturas da superfície do mar serão mais frias do que o normal e esse lugar terá uma quantidade reduzida de chuva.
Uma fase negativa do dipolo traria aproximadamente as circunstâncias opostas - água mais morna e uma precipitação maior no Oceano Índico oriental, e condições  mais frescas e mais secas no oeste.
Uma fase neutra significaria que as temperaturas do mar estavam próximas da média em todo o Oceano Índico.

O dipolo resultou em inundações na África Oriental e incêndios florestais na Austrália
Djibuti, Etiópia, Quênia, Uganda, Tanzânia, Somália e Sudão do Sul foram particularmente afetados, com enchentes repentinas e deslizamentos de terra atingindo comunidades em toda a região.
Quase 300 pessoas já morreram e 2,8 milhões de pessoas foram afetadas, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

Enquanto isso, na Austrália, as temperaturas recordes da primavera ajudaram a desencadear e disseminar uma série de incêndios florestais em todo o país.
Cerca de 100 incêndios florestais estão em fúria no estado australiano de Nova Gales do Sul (NSW), com a formação mais grave em um mega incêndio ao norte de Sydney.
O Australian Bureau of Meteorology alertou as comunidades para se prepararem para um perigo de incêndio mais grave, com uma grande chance de dias e noites mais quentes do que o habitual para grande parte do país durante todo o verão.

Os efeitos do dipolo podem piorar por causa das mudanças climáticas
Prevê-se que os eventos climáticos e climáticos extremos causados pelo dipolo se tornem mais comuns no futuro à medida que as emissões de gases de efeito estufa aumentam.

Nenhum comentário: