Total de visualizações de página

20 de jan. de 2020

PALÁDIO: CONTROLE DA POLUIÇÃO DO AR AMEAÇADO

Reportado em BBC News



Seu principal uso comercial é como um componente crítico em conversores catalíticos - uma parte de um sistema de escape de carros que controla as emissões - encontrado em carros a gasolina e veículos híbridos.
A grande maioria do paládio, mais de 80%, é usada nesses dispositivos que transformam gases tóxicos, como monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio, em nitrogênio menos prejudicial, dióxido de carbono e vapor de água.




                       Mais precioso do que o ouro: Por que o preço desse metal está subindo!

Avaliada em cerca de U$2.500 (£ 1.922) uma onça de paládio é mais cara do que o ouro, e as pressões forçando seu preço para cima são improváveis para aliviar tão cedo.
Obs.: no sistema “avoirdupois” uma onça equivale a 28,35 gramas.

O que é paládio?
É um metal branco brilhante do mesmo grupo da platina, junto com o rutênio, o ródio, o ósmio e o irídio.
A maioria do paládio do mundo, vem da Rússia e África do Sul. A maior parte é extraída como um subproduto na mineração de outros metais, geralmente platina e níquel.
Ele também é usado, em menor grau, em eletrônica, odontologia e jóias.
A alta no valor desse metal nos últimos anos, causou  um salto no roubo de conversores catalíticos em todo o mundo; como tem sido reportado pela polícia metropolitana de Londres.

Por quê o preço vêm aumentando?
Há um déficit que parece destinado a continuar, com a África do Sul, que produz cerca de 40% da oferta mundial, na semana passada dizendo que sua produção de metais do grupo da platina, incluindo paládio, caiu 13,5% em novembro, em comparação com um ano antes.
Enquanto isso, a demanda por paládio dos fabricantes de automóveis aumentou acentuadamente por uma série de razões.
Em todo o mundo os governos, notadamente a China, estão reforçando os regulamentos à medida que tentam combater a poluição atmosférica proveniente de veículos a gasolina.
Ao mesmo tempo, o escândalo das emissões de diesel na Europa também teve um impacto. Os consumidores de lá foram se afastando de carros a diesel, que usam principalmente platina em seus conversores catalíticos, e em vez disso estão comprando veículos movidos a gasolina, que usam paládio.
O acordo comercial EUA-China, que foi assinado no início deste mês, também causou aumento nos preços. Os comerciantes esperam que o acordo venha ajudar a aliviar a pressão sobre o crescimento econômico global e retardar o declínio nas vendas de automóveis chineses.

Nenhum comentário: