Total de visualizações de página

27 de jan. de 2020

ALIMENTO DO SER HUMANO: TODO E QUALQUER ANIMAL E EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA???

https://www.the-scientist.com/news-opinion/where-coronaviruses-come-from-67011

Trechos da entrevista de Peter Daszak, presidente da ECOHEALTH ALLIANCE, dada a THE SCIENTIST, acerca de como surgem novos patógenos, como a espécie de coronavírus 2019-nCoV; e como enfrentar essas novidades.
Antes, uma notícia sobre o vírus  da SARS, a Síndrome Respiratória Aguda Grave, que há quatro anos matou mais de 800 pessoas, paralisando a sociedade chinesa, mas que restaurantes de Cantão voltaram a servir um animal suspeito de ser portador desse vírus: a civeta.


Civeta, carnívoro da família Viverridae; tido originalmente como causador da SARS

“Existe uma grande diversidade do vírus corona, na vida selvagem. Isso foi constatado por nosso grupo (ECOHEALTH ALLIANCE) quando descobrimos que o real reservatório do SARS não eram as civetas mas sim os morcegos. E constatamos uma grande diversidade: mais de 50 coronavírus relacionados a SARS, em morcegos“; afirmou Peter Daszak.


Como acontece a contaminação morcegos-seres humanos.
Os morcegos voando para fora das cavernas, comendo insetos, contaminam apenas algumas pessoas nos vilarejos. O vírus habita os intestinos dos morcegos que se capturados e levados vivos para os mercados, suas fezes irão contaminar outros animais (civetas, porcos...) e os seres humanos.


Evidências da ação desse novo vírus em se estabelecer nos seres humanos.
No caso do coronavírus da SARS, o receptor da superfície da célula (esta é imprescindível para o vírus se estabelecer) é o receptor ACE2, angiotensina que converte a enzima 2. Esse mesmo receptor atua em morcegos e nos seres humanos. Isso foi observado pelo laboratório do Instituto de Virologia de Wuhan, do qual este grupo ECOHEALTH ALLIANCE é colaborador.

INFORMAÇÕES DA SINTOMATOLOGIA DESTA VIROSE, CONFORME REPORTADO PELA BBC
Quais os sintomas?
O vírus causa febre, tosse, falta de ar e dificuldade em respirar.
Em casos mais graves, pode evoluir para pneumonia e síndrome respiratória aguda grave ou causar insuficiência renal.
Segundo o governo chinês, o período de incubação da doença varia de 1 a 14 dias, fase em que o novo coronavírus pode ser transmitido (algo que não acontecia com a Sars).
Coronavírus podem causar desde um resfriado comum até a morte do paciente infectado.
"Quando encontramos um novo coronavírus, buscamos saber quão severos eram os sintomas, e eles são mais parecidos aos de um resfriado, o que gera preocupação, mas não são tão graves quanto os da Sars", afirmou o professor Mark Woolhouse, da Universidade de Edimburgo.
Segundo especialistas, ainda é cedo para determinar a real taxa de letalidade da doença.


Nenhum comentário: