Total de visualizações de página

25 de jun. de 2023

NOSSO GAMBÁ LEVA A FAMA DE MAL-CHEIROSO, QUE É NA VERDADE TÍPICO DO CANGAMBÁ

 REPRODUZIDO DE: g1.com

Gambá: marsupial brasileiro não cheira mal e come até 4 mil carrapatos por semana.

DESTAQUES
1) Qual é a principal estratégia de defesa do gambá? Se você respondeu “exalar um cheiro desagradável” está errado! Para espantar predadores ou outros inimigos o gambá rosna e mostra os dentes. Ele ainda pode se fingir de morto, uma estratégia conhecida como tanatose e, ao contrário do que a maioria pensa, não libera nenhum fedor.


2) Nesse episódio de Sons da Terra, o biólogo Luciano Lima e os repórteres do Terra da Gente explicam que a má fama do gambá é fruto da mais pura confusão: quem exala o cheiro ruim é um outro animal com nome parecido, o cangambá (Mephitis mephitis) que nem sequer pertence à mesma família dos gambás.
3) O Brasil tem quatro espécies de gambás sendo que duas delas são bem comuns nas cidades. O gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) que, além de preta, não tem pelos. O dorso é preto ou grisalho e o ventre claro. Já o gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) tem uma faixa preta bem acentuada na face e pelos pretos ao redor dos olhos.
4) Ambos costumam viver em áreas urbanas e muitas vezes entram nas casas principalmente em busca de comida. São ótimos escaladores, por isso aparecem nos forros das residências e tem hábitos noturnos. Muita gente acha que o gambá é parente do rato, mas na verdade ele é próximo dos coalas e cangurus. Assim como os primos australianos, é um marsupial, ou seja, carrega os filhotes em uma espécie de bolsa.

E MAIS - Reproduzido de:


Alimentação Dieta muito variada constituida de insetos, vermes, pequenas cobras, ovos de pássaros e principalmente de frutas (1/4 da sua dieta). Os filhotes recém-nascidos se alimentam de leite.

Reprodução Período primaveril. Animais marsupiais, ou seja, com útero incompleto e período de gestação curto (11 a 12 dias). Quando filhotes, nascem ainda malformados, migram para a barriga da mãe até a bolsa ventral, onde permanecem por 70 dias amamentando-se. A mãe gambá tem 21 filhotes por gestação, mas apenas cerca de 9 sobrevivem, devido à disputa pela amamentação.

A crescente fragmentação dos remanescentes de mata nos arredores da cidade tem causado a aproximação dos gambás às áreas urbanas. A restrição de sua área domiciliar; a redução de seus predadores naturais como aves de rapina e felinos, o sucesso reprodutivo da espécie cujos filhotes permanecem protegidos na bolsa e a grande facilidade de adaptação ao meio urbano, são os principais motivos do aumento da população de gambás na cidade de São Paulo.
Por meio da urina pode transmitir doenças como a leptospirose e por meio das fezes transmitem verminoses. Caso mordam podem transmitir a raiva. É importante desinfetar os locais onde o gambá tenha passado com água, sabão e álcool.


Nenhum comentário: