Total de visualizações de página

12 de set. de 2010

NATUREZA EM AÇÃO: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA MATA ATLÂNTICA

Os ecossistemas do bioma mata atlântica ocupam as encostas voltadas para o mar, estendendo-se do litoral do Rio Grande do Norte ao do Rio Grande do Sul, beneficiando-se das influências climáticas do oceano Atlântico, daí seu nome. Segundo vários autores, esses ecossistemas são tão ricos em espécies vegetais quanto os da Amazônia, embora suas árvores sejam um pouco mais baixas (20 ou 30 m).
Segundo informações da Fundação SOS Mata Atlântica, em 1 ha dessa mata no estado do Espírito Santo(Estação Biológica de Sta. Lúcia), foram encontradas 476 espécies arbóreas, pertencentes a 178 gêneros e 66 famílias; sendo este o recorde de biodiversidade de árvores de florestas do mundo. Estima-se que, em relação ao que já existiu de Mata Atlântica na época do descobrimento do Brasil, menos de 5% estão hoje representados ao longo da costa brasileira.
Em termos fitofisionômicos (fitofisionomia: aparência de certo tipo de vegetação, independentemente de sua composição taxonômica, ou seja, refere-se à estruturação do ecossistema, em termos de seus estratos vegetativos: estratos arbóreo, sub-arbóreo, arbustivo, sub-arbustivo, herbáceo), observa-se que a Mata Atlântica tem uma "aparência caótica" típica das florestas tropicais: grandes diversidade e adensamento dos vegetais. Com isso há uma intensa competição pelo fator ecológico luz.
Outra característica importante é que a riqueza nutricional desse ecossistema concentra-se na camada superior do solo,fazendo com que as plantas mantenham seu sistema radicular próximo à superfície. De maneira bastante resumida, essas peculiaridades são mostradas no vídeo aqui anexado.

Nenhum comentário: