Total de visualizações de página

13 de out de 2012

UNIVERSIDADE: NEM TUDO QUE É LÁ ENSINADO ...

... é lá  praticado!!!
Estou sempre dizendo a meus alunos que  "para mostrar erros  na nossa convivência com o mundo tropical, eu não preciso sair do campus da UFPB, em João Pessoa".
Grande número dos prédios dessa Universidade foi construído próximo à borda da mata e não houve a preocupação com possíveis problemas que  a mata "poderia causar a tais prédios", como por exemplo, infiltrações de água da chuva devido ao acúmulo de folhas no telhado feito no sistema de lajes.
As folhas caídas sobre as telhas  de amianto, são  levadas pela água para as canaletas e daí para os tubos de escoamento, dificultando a saída da água, causando sérios problemas de infiltrações no interior dos prédios.
Vejam a sequência de fotos:





As duas primeiras fotos referem-se ao prédio do Diretório Central dos Estudantes, concluído neste ano de2012. E a terceira foto mostra o Centro de Vivência desse campus, que durante a época das chuvas é"castigado " por intensas infiltrações.
O conhecido "efeito de borda" já foi enfatizado em postagem anterior, neste blog.
Outro problema, também já abordado em postagem  anterior, diz respeito à prevenção de combate aos cupins. Os cupinzeiros precisam ser removidos das árvores isoladas da mata, próximas dos prédios (ver foto que se segue). Algumas árvores isoladas quando são infestadas por cupins, pode ser um indício de que estão em condições precárias de sustentação.

O desperdício de recursos, do tempo envolvido no ensino sobre o por quê  e como deveria ser praticada a convivência saudável e segura com a Mata Atlântica... são indicadores de que "por aqui, no nosso querido país tropical, educação, pesquisa científica , conhecimento e cultura, enfim", pouco nos interessam!!!

Nenhum comentário: