Total de visualizações de página

7 de out. de 2025

METANOL: UM EXEMPLO DE COMO OS SERES HUMANOS TORNARAM A VIDA COMPLICADA! COM A TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE BENS DE CONSUMO...

...INDISPENSÁVEIS À VIDA?! Este problema vem se revelando ser muito grave no Brasil; com muitos registros também em outros países: O levantamento do Médicos Sem Fronteiras aponta que, nos últimos 6 anos, entre 2019 e 2025, Indonésia, Índia e Rússia lideram o numero de ocorrências.
INFORMAÇÕES OBTIDAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A importância do metanol reside em sua ampla utilização como matéria-prima e solvente na indústria química, para a fabricação de produtos como plásticos, tintas, solventes, adesivos e biocombustíveis, como o biodiesel. Sua produção é essencial para diversas cadeias produtivas, mas, por ser altamente tóxico, seu manuseio e comercialização são rigidamente regulados, especialmente devido ao risco de contaminação de bebidas. Aplicações Industriais. Matéria-prima: É um insumo fundamental para a produção de formaldeído (que por sua vez é usado em resinas e plásticos), ácido acético, e outros produtos. Solvente: Serve como solvente industrial, dissolvendo alguns sais e sendo utilizado em reações farmacológicas e na extração de produtos animais e vegetais. Combustível: É usado como aditivo em alguns combustíveis para melhorar a octanagem e eficiência de combustão, além de ser um precursor para o metanol verde, um combustível com menor impacto ambiental. Produção de biodiesel: O metanol é usado na transesterificação de óleos vegetais para gerar biodiesel. Outras aplicações: É encontrado em anticongelantes, limpa-vidros e removedores de tinta, além de ter um papel na produção de vitaminas e hormônios. Produção e Fontes O metanol é produzido a partir de fontes fósseis, como gás natural e petróleo, mas também pode ser feito a partir da biomassa ou por eletrólise da água. Riscos e Regulamentação. Toxidade: O metanol é altamente tóxico e seu consumo por humanos pode levar a sintomas graves, como problemas de visão, coma, falência renal e morte. Contaminação de bebidas: Casos recentes de intoxicação e morte em São Paulo estão sendo investigados e relacionam-se à adição de metanol a bebidas alcoólicas, possivelmente para baratear a produção ilegal ou higienizar garrafas. Regulamentação: Devido à sua periculosidade, a fabricação, venda e uso do metanol são controlados por regulamentações estritas para prevenir o uso indevido.

Nenhum comentário: