Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
29 de out. de 2025
CONSTRUINDO COM BAMBU COMO SEGURANÇA CONTRA TERREMOTOS
REPRODUZIDO DE:
https://www.bbc.com/future/article/20251028-the-bamboo-buildings-that-sway-in-earthquakes
Tradutor Google
'A natureza projetou para que se curvasse': As construções de bambu que balançam em terremotos.
DESTAQUES:
1) Além de ser barato, o bambu parece ter qualidades notáveis de resistência sísmica. Agora, ele está sendo usado para tentar proteger as pessoas de terremotos.
Quando um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o Equador em abril de 2016, a cidade costeira de Manta foi gravemente danificada. Seu vibrante distrito comercial central, Tarqui, foi completamente arrasado. As ruas da cidade ficaram marcadas por profundas fissuras que engoliram os escombros de tijolo e concreto dos edifícios.
2) Hoje, Manta está em grande parte reconstruída, mas um legado inesperado daquele terremoto ainda é visível. Na área que foi o epicentro do terremoto, um mercado de peixe se ergue sob um pavilhão de bambu à beira-mar. Ali também ficam o centro de informações turísticas, um restaurante e um quartel de bombeiros, todos construídos com bambu. Aliás, por toda a cidade e na província vizinha de Manabí, centenas de casas tradicionais de bambu ainda permanecem de pé.
3) O bambu tem sido usado como material de construção há milênios na América do Sul, África e Ásia, e cresce em abundância em muitos países dessas regiões. Mas somente recentemente sua resistência sísmica começou a ser mais amplamente reconhecida por meio de um crescente número de pesquisas e testes de choque em laboratório, que indicam que suas notáveis propriedades naturais podem torná-lo ideal para suportar terremotos. Hoje, projetos de construção em todo o mundo, das Filipinas ao Paquistão e ao Equador, buscam utilizar esse material natural que engenheiros e arquitetos comparam favoravelmente ao aço.
4) O quartel dos bombeiros em Manabí foi uma das muitas estruturas de bambu que sobreviveram ao terremoto de 2016 (Crédito: Nick Aspinwall).
5) Uma casa em Manabí, Equador, feita de bambu (Crédito: Nick Aspinwall).
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário