Total de visualizações de página

19 de jan. de 2012

"ROLA-BOSTA": UM BICHINHO BEM ORIENTADO!!!

ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA (I)

Parece sem importância, mas é interessante observar como certos organismos adotam estratégias de sobrevivência. Começo esta "mini-série" com este aparentemente insignificante escaravelho, um coleóptero da grande família dos escarabeídeos (Scarabaeidae). Um tipo de besouro grande, conhecido desde os tempos em que um deles, o escaravelho sagrado (Scarabeus sacer) era adorado pelos antigos egípcios. Esses coleópteros são em geral, coprófagos, alimentam-se de excrementos (de mamíferos herbívoros). São, em ecologia, também conhecidos como "merdívoros" (leia-se assim mesmo; é termo de uso universal). Muitos excrementos são enriquecidos por fungos coprofílicos que fornecem nutrientes a quem deles se alimentam. Tudo isso pode ser visto no GLOSSÁRIO DE ECOLOGIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS. Esses coleópteros, encontrados em inúmeros habitats terrestres participam ativamente do processo de biogeociclagem.
Em experimento realizado na África do Sul, pesquisadores suecos da Universidade de Lund (New Scientist, 18/janeiro/2012)observaram que esse inseto, para evitar competição e ser objetivo em seu propósito, rola um pedaço tirado do monte de excremento, sempre em linha reta. Para isso, ele "dança sobre a bosta" veja aqui para observar a posição do sol, pelo qual se guia no seu trajeto. No experimento os pesquisadores simularam mudança da posição do sol, utilizando espelho e um corredor móvel, o que fez com que o "rola-bosta" desse uma paradinha sobre a bolota de excremento e mudasse sua direção.
Vejam no vídeo que ele após observar a posição por onde deve trafegar com sua carga alimentícia, ou seja, o melhor caminho a ser percorrido, põe-se de cabeça para baixo, apoiando as patas dianteiras no solo e com as patas traseiras vai rolando-a até nova parada para observação.
Ao alcançar o ninho (buraco escavado no solo) a fêmea põe os ovos sobre o excremento que servirá de alimento para as larvas, que se desenvolvem em pupas e depois adultos.

Nenhum comentário: