Total de visualizações de página

9 de jun de 2012

SECRETÁRIO-GERAL DA ONU TENTA EVITAR FRACASSO DA CONFERÊNCIA RIO +20

Secretário-geral Ban Ki-moon diz que a falta de acordo na reunião será 'trágica' para nosso planeta.
[Reproduzido de http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/secretario-geral-da-onu-luta-para-evitar-fracasso-da-conferencia-rio20.html]

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, luta para tentar evitar o fracasso da cúpula Rio+20, que em duas semanas reunirá líderes de mais de cem países, o que seria, segundo ele, "trágico" para o planeta.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável será realizada de 13 a 22 de junho, 20 anos depois da Cúpula da Terra que mudou o rumo das discussões sobre o clima e a biodiversidade no planeta.
A reunião deve promover a emergência de uma "economia verde" combinada ao desenvolvimento, à luta contra a pobreza e à proteção ambiental, e estabelecer uma nova governança internacional para o meio ambiente em um mundo de sete bilhões de habitantes, cujos recursos naturais se esgotam.
Apesar dos esforços de Ban Ki-moon, vários líderes mundiais estarão ausentes na Rio+20, como a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o Primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron. O presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, ainda não confirmou sua vinda.
Do lado europeu, o francês François Hollande e o presidente russo, Vladimir Putin, confirmaram presença, bem como o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy.

Ban Ki-moon pediu em diversas ocasiões flexibilidade aos participantes nas negociações e que as coloquem "acima dos interesses nacionais ou regionais". Mas as discordâncias entre países desenvolvidos e pobres continuam, principalmente sobre a "economia verde" e o plano de desenvolvimento.




- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: