Total de visualizações de página

25 de nov de 2012

A PRÓXIMA GRANDE EXTINÇÃO


[Revista Superinteressante]

Estamos acabando com os minérios da Terra. E isso vai inviabilizar várias tecnologias que você usa no dia-a-dia

-  A  A  +
Bruno Garatoni


Enquanto todo mundo se preocupa com o desmatamento e a extinção das espécies, outra catástrofe ecológica se aproxima em que ninguém perceba. Estamos acabando com os minerais da Terra. E isso pode abrir uma crise tecnológica: várias invenções, das mais fúteis às mais essenciais, poderão deixar de existir. Quer um exemplo? As reservas mundiais de lítio parecem gigantescas – 14 milhões de toneladas, que dão para mais de 100 anos no ritmo atual de consumo. (veja quadro abaixo)
Ilustrações Jorge Oliveira{txtalt}






Só que cada carro elétrico, grande esperança para reduzir o aquecimento global, usa pelo menos 8 quilos de lítio. E o mundo produz, a cada ano, 71 milhões de carros. Se todos fossem elétricos, todo o lítio do mundo seria consumido em apenas 12 anos – e não sobraria nada para fazer as baterias usadas em laptops, câmeras e outros aparelhos. Até que a humanidade colonize outros planetas ou aprenda a sintetizar matéria, a saída é uma só: consumir menos e reciclar mais.

Veja em quanto tempo se esgotarão as reservas mundiais, levando em conta o consumo previsto a partir da próxima década – e o que deixará de existir por causa disso.
Veja o quadro com previsões de esgotamento:

Nenhum comentário: