Total de visualizações de página

4 de mai de 2013

GRÁFICOS (MAIS UMA VEZ): RELAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DE ANIMAIS E DENSIDADE POPULACIONAL

Continuando a série "abaixo a paranoia com gráficos", que alguns de meus alunos ainda ostentam, vejamos estes dois gráficos abaixo (reproduzidos de BEGON et al. (2006) Ecology: from individuals to ecosystems. 4th ed. Oxford, Blackwell Publishing, 738p).

Gráfico (a): eixo y, da ordenada, comprimento em cm, da mandíbula de rena; eixo x, da abscissa, densidade populacional, em número por km2.
Gráfico (b): neste gráfico há duas representações referentes a um molusco gastrópodo (lapa): na parte superior estão representados no eixo y, da ordenada,  os dados de comprimento máximo em mm, desse animal; e no eixo x, da abscissa, estão os dados de densidade populacional por m2. Na parte inferior do gráfico estão representados no eixo y, da ordenada (no lado direito) os dados de biomassa do molusco, em g por m2; e no eixo y, da abscissa, os mesmos dados de densidade populacional por m2, desse animal.

Perguntas:
Gráfico (a): qual a relação entre as citadas variáveis, representada pelos pontos?  
Grpafico (b): na parte superior do gráfico, o que indica a reta? E na parte inferior, o que indica a curva?

Respostas:
(a) Os pontos neste gráfico (sobre as renas) mostram que as renas desenvolvem mais suas mandíbulas em densidade populacional baixa. Ou poderíamos também dizer que há menor desenvolvimento das mandíbulas de renas que vivem em alta densidade populacional. É bem possível que a competição intraespecífica (dentro da mesma espécie) tenha atuado nesse sentido.
(b) Na parte superior do gráfico (sobre um molusco, gastrópodo), a reta passa pelos pontos que mostram que o  tamanho dos moluscos reduz-se em função da maior densidade populacional; ou seja, quanto maior for a densidade de população desses moluscos, menor será o seu comprimento máximo. E na parte inferior do gráfico (ainda sobre um molusco, gastrópodo), a curva passa pelos pontos que mostram que a biomassa (massa viva dos moluscos) reduz-se em função do aumento da densidade populacional. Também neste caso os gráficos mostram o desenvolvimento de um animal como fator dependente da competição intraespecífica.

Nenhum comentário: