Total de visualizações de página

1 de mai de 2013

INTERPRETANDO GRÁFICO

Este é um exercício simples, para quem "teme" gráficos! (como muitos dos meus alunos!!!).

Enunciado:
Num ecossistema que fôra devastado, aparece, naturalmente, uma população de plantas, ditas pioneiras. São mau competidoras mas são bem adaptadas à intensa radiação solar. Ao longo do tempo,  outras populações se  sucederão às primeiras, constituindo assim, um processo conhecido como "sucessão ecológica".

Pergunta:
No gráfico abaixo, qual das populações representadas ( A ou B) poderia, provávelmente ser a população pioneira? Observe que a "sobrevivência" (eixo da ordenada, vertical) aumenta de baixo para cima; e a densidade das plantas (eixo da abscissa, horizontal) aumenta da esquerda para a direita.



Resposta:
Como, certamente, a incidência de luz solar é muito grande num ecossistema que foi devastado, estabelece-se nesse ecossistema, uma população vegetal adaptada à intensa radiação solar. Portanto, sua melhor sobrevivência ocorre quando a densidade de plantas nesse local é baixa. E assim sendo, observe que a população A é a pioneira, que sobrevive melhor quando a densidade das populações vegetais é baixa (é uma população de "planta de sol"). Em oposição, a população B só se desenvolve melhor à medida que a densidade das populações vai aumentando (provavelmente esta população B é de "planta de sombra").


Nenhum comentário: