Total de visualizações de página

16 de ago. de 2013

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO MUNDO: ESTIMATIVAS MOSTRADAS EM MAPAS

Algumas semanas atrás o blog  www.oeco.org.br mostrou que uma boa parte das terras cultiváveis de nosso planeta é usada para produzir ração para animais. Esse referido blog volta hoje ao assunto, desta vez para mostrar como as terras dedicadas a cultivar comida para seres humanos estão sendo aproveitadas.
Os mapas abaixo mostram que nosso planeta tem a capacidade de produzir muito mais comida do que é produzido atualmente. Esse conjunto de dados, fornecido pela University of Minnesota (EUA) mostra as produções atuais e potenciais para três das principais culturas de alimentos, milho, trigo e arroz, medida em toneladas por hectare. O potencial de rendimento para uma determinada área é determinado usando a produtividade de uma outra região com condições ambientais análogas como referência, assumindo que o uso da água e de fertilizantes estiver otimizado. Em ambos os mapas, as áreas mais escuras mostram rendimentos menores, enquanto que as áreas rosas indicam rendimentos mais elevados.
O mapa em amarelo destaca a diferença entre os rendimentos atuais e potenciais. Enquanto algumas regiões podem ter um rendimento potencial muito alto, ele já pode ser quase igual à produção atual, como é o caso do Meio-Oeste dos EUA onde a produção está muito perto de seu pleno potencial. Regiões com maior espaço para melhorias, no entanto, se destacam em amarelo brilhante no mapa. Os pontos brilhantes na Ásia, na África Ocidental, Europa Oriental e América Central, por exemplo, indicam locais onde mais alimentos podem ser produzidos.
Fizemos também um recorte dos mapas, destacando o Brasil.


Nenhum comentário: