Total de visualizações de página

11 de dez de 2013

DESCOBERTO NOVO GAS DO EFEITO ESTUFA 7 MIL VEZES MAIS PODEROSO DO QUE O CO2

[Reproduzido do jornal inglês, on-line,  "the guardian"]

Um novo gás do efeito estufa 7000 vezes mais poderoso do que o CO2 foi descoberto por pesquisadores do departamento de química da Universidade de Toronto, Canadá.
Trata-se do   "perfluorotributylamine (PFTBA)".

Este gás tem sido usado pela indústria de produtos da energia elétrica, desde meados do século passado. Ele não é encontrado em estado natural.

"Atribui-se ao PFTBA, a mais alta eficiência radiativa de uma molécula jamais detectada na atmosfera até a presente data", afirmou a pesquisadora Angela Hong, uma das co-autoras.

O estudo, publicado no periódico Geophysical Research Letters, que o PFTBA, com poder 7100 vezes superior ao CO2 no aquecimento global, tem um tempo de permanência na atmosfera 100 anos a mais do que a do CO2.
Concentração dele na atmosfera, por exemplo, na cidade de Toronto, é muito baixa - 0,18 partes por trilhão, quando comparada às 400 partes por milhão do CO2. Portanto, o dióxido de carbono proveniente da queima de combustíveis fósseis continua sendo o principal responsável pelo aquecimento global. Mas devido ao seu longo tempo de permanência na atmosfera e o fato de que não é absorvido como o CO2, seu uso na indústria de produtos elétricos, transistores e capacitores, poderá oferecer riscos se cuidados não forem tomados na sua fabricação e aplicações.


Nenhum comentário: