Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
16 de fev. de 2025
ANIMAIS DE VIDA SOLITÁRIA NOS ENSINANDO...
Estilos de vida solitários podem ter algumas grandes vantagens no mundo animal. Os humanos podem aprender alguma coisa com eles?
FOTO ACIMA: As tartarugas de patas vermelhas se alimentam sozinhas, mas experimentos mostram que elas ainda aprendem com seus pares (Crédito: Sophie Moszuti).
DESTAQUES: 1) Estilos de vida solitários como esse são notavelmente disseminados por todo o reino animal. Mesmo entre os mamíferos — um grupo geralmente sociável — 22% das espécies estudadas são amplamente solitárias, o que significa que machos e fêmeas dormem e forrageiam ou caçam sozinhos na maior parte do tempo.
2) Só porque alguns animais vivem solitários não significa que não tenham interações sociais – Lindelani Mayuka.
3) Mas animais solitários têm recebido relativamente pouca atenção dos cientistas. Talvez porque nós mesmos sejamos criaturas sociais, temos sido mais atraídos para estudar criaturas que cooperam em grupos para proteção ou para encontrar comida, procriar e criar filhotes. Especialistas dizem que por muito tempo, muitos cientistas tenderam a ignorar a vida solitária, considerando-a um estado de existência mais primitivo e básico, associado à antissocialidade.
4) Mas os pesquisadores agora estão começando a reconhecer que alguns animais evoluíram para serem solitários precisamente porque pode ser muito benéfico evitar a competição e as condições estressantes da vida em grupo. Além disso, muitos animais solitários são de fato altamente inteligentes e vivem vidas sociais diversas e complexas, apesar de sua solidão. Embora os ratos-toupeira cegos sejam uma exceção, muitos animais solitários toleram, aprendem e ocasionalmente até cooperam com outros de sua espécie, permitindo que eles aproveitem o melhor dos dois mundos.
5) Viver em grupos certamente tem muitos benefícios. Pense nas zebras que encontram segurança em rebanhos e nos leões que frequentemente caçam juntos para superar presas maiores e mais rápidas do que eles. Alguns pássaros colaboram para criar filhotes e chimpanzés que se socializam pegando parasitas uns dos outros. Mas também tem desvantagens. Em um grupo, "todo abrigo tem que ser compartilhado, cada pedaço de comida tem que ser compartilhado, todo acesso a um parceiro tem que ser compartilhado", diz David Scheel, um ecologista comportamental da Alaska Pacific University. "Ou se não for compartilhável, apenas um de vocês pode obtê-lo."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário