Contribuindo para entendermos a Natureza, respeitá-la e continuarmos vivendo!
Total de visualizações de página
22 de fev. de 2025
É POSSÍVEL ACREDITAR EM RESULTADOS POSITIVOS DA "COP"?!
À medida que as reuniões na COP vão acontecendo, continuam vivas as expectativas de que as decisões em favor da substituição da dependência mundial dos combustíveis fósseis por alternativas não poluidoras sejam realmente implementadas.
Mas a última COP, a 29, foi em Baku, Azerbaijão, com participação de quase 200 países, onde seu Presidente, Ilham Aliev afirmou:
"Os hidrocarbonetos são um “presente de Deus”. O país tem 7 bilhões de barris de reservas comprovadas de petróleo e foi um dos primeiros lugares do mundo a iniciar a produção comercial de petróleo. A Agência Internacional de Energia (AIE) afirma que continuar a explorar petróleo e gás é incompatível com o objetivo de evitar que as temperaturas vão a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
A COP 30 será em Belém (estado do Pará, Brasil) e este país:
"aceita convite e vai ingressar na Opep+, diz ministro de Minas e Energia.
O Brasil se junta ao grupo de aliados do petróleo; governo afirma que a participação ajudará na transição energética" (?!).
O que é a Opep+?
Criada em 1960, a Opep reúne 13 grandes produtores de petróleo, incluindo Arábia Saudita, Irã, Iraque, Emirados Árabes Unidos e Venezuela. A Opep+ é uma extensão do grupo e inclui países aliados que, embora não sejam membros plenos, colaboram na regulação da produção e na mediação de políticas do setor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário