Total de visualizações de página

17 de abr. de 2012

MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO PARA "SMARTPHONES"? POR ENQUANTO IMPOSSÍVEL

Breve ensaio sobre MDL e metais terras raras.

MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, para tudo que se possa consumir neste nosso planeta tem andado, em alguns setores, a passos largos. Mas em outros, arrasta-se lentamente. Em termos éticos podemos hoje consumir diversos produtos, como por exemplo, café, cuja produção fundamenta-se em princípios conservacionistas,até mesmo livre de agrotóxicos e de trabalho escravo, completamente isento de trabalho infantil. Enfim, um produto com "selo verde", como se costuma dizer hoje em dia.
Mas isto não acontece com os popularíssimos "smartphones".Recentemente a empresa gigante produtora de cerca de 40 por cento dos produtos eletrônicos mundiais, a Foxconn, de Taiwan (que produz os famosos iPhones, da Apple) foi acusada de impor condições subhumanas a seus trabalhadores (longas horas de trabalho, baixa remuneração e falhas na segurança do trabalho).Na fábrica na China, mais da metade dos trabalhadores estavam em atividade por 11 dias seguidos, sem descanso.Falta de equipamento de segurança, saídas de emergência bloqueadas e 15 suicídios foram registrados pelos auditores desde o início da Foxconn em 2010. Quarenta e seis por cento dos operários trabalhavam 70 horas por semana.
Tudo isso "na extremidade final da cadeia de produção". Pouco se sabe na base dessa cadeia, ou seja, nas minas onde são extraídas as TERRAS RARAS. A China é o principal pais produtor dos metais raros (ou terras raras, como são mundialmente conhecidos). Os très maiores são: tungstênio, tântalo e estanho (em inglês são os 3 Ts: "tungsten, tantalum, tin"). O tântalo também provém de áreas de conflitos.

TERRAS RARAS: O MUNDO NAS MÃOS DA CHINA. O consumo mundial dos 17 elementos "terras raras" depende da China porque este país detém metade das reservas mundiais. Tais elementos são metais difíceis de ser encontrados com alto grau de pureza, são bons condutores de eletricidade e calor, e são altamente magnetizáveis. Estima-se que o consumo mundial gire em torno de 150 mil toneladas por ano. Sobre as terras raras acesse artigo divulgado pela revista Veja:

Visualizar

[Ao clicar em Visualizar, se não abrir imediatamente, clique então em Arquivo e depois em Fazer download no formato original]

O governo chinês "deita e rola" nessa quase exclusividade de fornecedor mundial de metais, hoje mais preciosos do que prata e ouro. Ela aumentou os preços dos metais terras raras e vem causando um rebuliço na OMC - Organização Mundial do Comércio. Inclusive enfurecendo seu principal consumidor: o todo poderoso E.U.A. A União Europeia e o Japão também protestaram na OMC. O uso desses metais é muito amplo. O neodímio, por exemplo, é usado para produzir o mais poderoso ímã conhecido no mundo; é usado para fazer o celular vibrar. Duas toneladas de terras raras são necessárias para se fabricar uma turbina eólica. Na fabricação de telas de "smartphones", cores primárias são geradas pelo európio (azul), cério e térbio (verde); o ítrio não emite radiações visíveis e é utilizado como diluidor, para que a luz emitida pela tela não seja absorvida poles íons ativadores que a produzem. O lantânio é usado no refinamento do petróleo.

No Brasil, muito se falou nas areias monazíticas, do Espírito Santo, que contêm terras raras. Sobre as explorações indevidas de nossos recursos minerais, principalmente manganês e torianita, ver a seguinte postagem neste blog:
24/01/2009
... E HAJA SAQUE AOS NOSSOS RECURSOS NATURAIS!!! (OU: A PRÁTICA DO “ANTI-DESENVOLVIMENTO INSUSTENTÁVEL”)

Nenhum comentário: