Total de visualizações de página

10 de abr de 2012

SERÁ QUE VOLTAREMOS A SER O MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DE CACAU???



Para quem não sabe, já fomos o maior produtor de cacau do mundo!!! Isso nos anos de 1970. No tempo em que trabalhei na CEPLAC - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ilhéus-Itabuna, BA), havia uma vigilância "permanente e mortal" contra o fungo que causava a "vassoura de bruxa", Moniliophtora perniciosa (doença, proveniente dos cacaueiros da Amazônia; veja os sintomas, abaixo). Naqueles tempos, a campanha contumaz para não se trazer cupuaçu (parente próximo do cacau, imune à vassoura de bruxa)para o sul da Bahia sortia efeito.
Posteriormente, não se sabe bem porque, essa doença disseminou-se entre os cacauais e hoje, somos "pequenos produtores de cacau" no cenário mundial. Os maiores produtores mundiais são (produção X1000 toneladas; safra 2009-2010):
Costa do Marfim: 1.242
Gana: 632
Indonesia: 535
Nigeria: 240
Camarões: 190
Brasil: 161.

Agora, surge em pesquisas realizadas na UNICAMP (Campinas, São Paulo), "uma luz no fim do túnel" para esclarecer e criar possibilidades de efetivamente vencermos essa luta inglória contra o fungo.

Sintomas
· Nos lançamentos (novas folhas, novos ramos), causa inchação, super-brotamento e morte. As folhas geralmente são grandes e retorcidas.
· Nas almofadas florais ocorre agrupamento de flores grandes e compridas. Também podem desenvolver vassouras vegetais, cujos ramos emitem flores.
· Nos frutos novos produz sintomas diversos como frutos “morango” e “cenoura”.
· Os frutos menores tornam-se inchados e deformados com amadurecimento precoce.
· Os frutos maiores apresentam mancha dura.
· Nas partes doentes e apodrecidas aparecem os basidiocarpos ou cogumelos.

Nas fotos vêem-se o corpo frutífero do fungo e cacaueiro atacado por ele.

Copie e cole no seu navegador, o site:

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1068353-pesquisa-identifica-ponto-vulneravel-de-doenca-do-cacau.shtml

Nenhum comentário: