Total de visualizações de página

19 de jul de 2012

PERMACULTURA: NÃO SERIA IMPORTANTE QUE NOSSAS ESCOLAS A INTRODUZISSEM!?

No meu tempo de aluno de "ginásio" (era assim chamado o ensino médio em meados dos anos de 1950), o colégio em que estudávamos mantinha atividades extra-classes; e uma delas, à qual me senti atraído a participar foi um "clube de fotografia". Lá aprendi o suficiente para obter e processar fotografias que me foram úteis ao longo de minha carreira profissional: professor e pesquisador em ecologia.

Isso me veio à lembrança quando vi, na internet, muitas iniciativas numa atividade que penso poder ser introduzida no nosso sistema de ensino, como uma atividade extra-classe: a PERMACULTURA.

Conceito, dado na Wikipédia:
"A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis".
.
Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 70. O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture (agricultura permanente), e mais tarde se estendeu para significar permanent culture (cultura permanente).

Em termos práticos, a permacultura é o que podemos ver nas fotos que se seguem:




Acima, um esquema teórico.


As famosas garrafas "pet" são muito úteis na re-utilização para a permacultura.


As caixas plásticas têm a vantagem da durabilidade.


Talvez a foto acima represente um "exagero"!



Aprendizado e "terapia", na interação com a Natureza. Nossos jovens precisam disso!!!



Cantinhos aparentemente "sem utilidade" provam o contrário!


EDUCAÇÃO AMBIENTAL é isso aí!!!

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: