Total de visualizações de página

24 de mar de 2014

CRISE DE ÁGUA? OU DE AÇÕES INTELIGENTES, COM RESPEITO AO QUE TANTO SE FALA: POLÍTICA AMBIENTAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL???

Chegando ano de eleições, toda oposição se aproveita das  "falhas" do governante para estruturar sua plataforma de campanha. São poucas as oposições que iniciam diálogo aberto e elaboram planos, viáveis; que sejam fáceis para se perceber sua exequibilidade.
No caso da água (o bem maior da Natureza), uma das primeiras ações a se falar é a transposição de rios. Começou pela do rio S. Francisco, para  "salvar" o sofrido Nordeste; e agora é o rio Paraíba do Sul, (acreditem) para salvar a gigantesca cidade de São Paulo.
E assim sendo, não se lembram os assessores dos políticos, ou estes não lhes dão vez, para lançar ações básicas, perenes, como a revitalização dos cursos d'água que provêm abastecimento no campo e cidades. Em suma, a revitalização dessas fontes. O problema da escassez de água é jogado à responsabilidade "divina". Chegam a perguntar frequentemente: "Fazer o quê...se não chove".
No caso do rio São Francisco, há um bom projeto sobre sus revitalização. O povo deveria ter a consciência e formação suficientes, para cobrar sua execução, completa. Parece que tal execução não vem sendo realizada plenamente. Vi destaques na imprensa local, aqui em João Pessoa, que as populações que serão beneficiadas com tal transposição (quando ocorrer) estarão recebendo água poluída; o saneamento básico nas cidades ribeirinhas é de crucial importância que seja executado!
Lembram-se do que os lobistas da lucratividade rural conseguiram fazer com o Código Florestal Brasileiro? Fragilizando as margens de rios e encostas de morros???
No caso de São Paulo capital, é importante que ações de Serviços Ambientais como o do município de Extrema (MG), que, numa iniciativa com a TNC-The Nature Conservancy, fornece água a São Paulo, sejam disseminadas,  como política ambiental responsável. E não "politiquice"!
Esta iniciativa de Extrema foi reconhecida em premiação internacional, em Dubai, nos emirados Árabes e amplamente divulgada pela Rede Globo.
Acesse e veja o vídeo:

Nenhum comentário: