Total de visualizações de página

25 de jul. de 2013

EM PRAIAS DO RECIFE: O MAR É DOS TUBARÕES

É bem possível que a afirmação de um dos pesquisadores que aparece neste vídeo do Discovery Science, tenha razão:  "o mar é o habitat do tubarão; nós somos intrusos". Simplesmente porque nosso habitat é a terra. Aterro de manguezal, construção de dique, tudo feito em função do porto de Suape, são alterações que geram consequências para a vida animal, como um todo, imprevisíveis.
Outra afirmação de destaque é a de que  "num ecossistema equilibrado", como é mostrado ser o mar em Cuba,  "não há razão para que um tubarão vá procurar se alimentar de um banhista, tendo peixes a seu fácil alcance". Este é o caso da provável principal espécie de tubarão que ataca banhistas nas águas turvas das praias de Boa Viagem e Piedade: o cabeça-chata.

http://m.youtube.com/watch?v=_s-XzVvz7W0

O vídeo acima mostra muito bem sobre as probabilidades que geram a agressividade desse animal: poluição, descarte indevido de matéria orgânica no mar e estuários (restos de matadouro, lixo proveniente de lixão...). Acrescentando-se uma horda de banhistas, agitação, odores...Enfim, "muita perturbação na casa alheia"!!!

Nenhum comentário: